Auditoria Contábil Planalto Paulista (11) 97255-8244
A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
A auditoria têm por objetivo averiguar os registros contábeis e as demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio. Para que possa ter uma segurança razoável (segurança razoável na auditoria é uma segurança grande) que naquelas demonstrações não existam distorções materiais.
Além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade.
O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também são objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.
A auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, baseado no lucro expresso nas demonstrações contábeis. Sua evolução ocorreu em paralelo ao desenvolvimento econômico e com as grandes empresas formadas por capital de muitas pessoas.
AUDITORIA INTERNA
Auditoria interna é uma atividade destinada a observar, indagar, questionar, checar e propor alterações e procedimentos. Trata-se de um controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiro. O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude.
AUDITORIA EXTERNA OU AUDITORIA INDEPENDENTE
A Auditoria Externa ou auditoria independente, como também é conhecida, surgiu como parte da evolução do sistema capitalista. Diante do crescimento das empresas, que no início pertenciam a grupos familiares, ocorreu a necessidade de ampliar as instalações fabris e administrativas. Houve também, consequentemente, o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento dos controles e procedimentos internos, principalmente visando à diminuição de custos, em função da concorrência e da competitividade, para se manter no mercado. O auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstrações financeiras.
Reflexos da Auditoria Contábil sobre o Patrimônio
- Sob o aspecto administrativo
- contribui para a redução da ineficiência, negligência, incapacidade e improbidade.
- Sob o aspecto patrimonial
- possibilita melhor controle de bens, direitos e obrigações.
- Sob o aspecto fiscal
- auxilia no rigoroso cumprimento das obrigações fiscais, resguardando o patrimônio contra possíveis penalidades.
- Sob o aspecto técnico
- contribui para a eficiência dos serviços contábeis.
- Sob o aspecto financeiro
- resguarda créditos de terceiros contra fraudes e dilapidações.
- Sob o aspecto econômico
- possibilita maior exatidão no resultado.
- Sob o aspecto ético
- examina a moralidade do ato praticado.
- Sob o aspecto social
- examina a correta aplicação dos recursos para fins sociais e ambientais e certifica a confiabilidade destes dados.
Tags: Auditoria Interna - Auditoria Externa - Auditoria Judicial - Auditoria Gerencial - Auditoria Operacional - Auditoria Fiscal